Alcancar e cativar clientes

Você sabia que conquistar um novo cliente pode ser 14 vezes mais caro do que manter um atual. Quem afirma isso é o Marketing Metrics. No entanto, em meio a tanta concorrência oferecendo produtos e serviços semelhantes, o processo de fidelização de clientes se torna um grande desafio para as empresas.

Com acesso a inúmeras informações, os consumidores pesquisam bastante antes de efetuar uma compra. Nesse processo, eles avaliam qualidade dos produtos ou serviços, reputação da empresa, preço, facilidades de pagamento e muito mais. De uma forma geral, necessita-se transformar esse processo em algo fácil de ser gerenciado por uma equipe e em um processo escalável. Como? Pelo que chamamos de Automação de Marketing.

O que é automação de Marketing?

Automação de Marketing é a prática de utilizar softwares e outras tecnologias para agir em escala e aumentar os resultados de uma empresa. Por meio dela é possível identificar, acompanhar e agir de forma personalizada com o seu público, melhorando o relacionamento em geral e, consequentemente, as vendas.

Por exemplo, pense na rotina de uma equipe de marketing digital: toda semana eles precisam publicar conteúdos no blog para atrair novos visitantes. Depois, é preciso divulgar esses posts nas redes sociais e gerenciar todo o engajamento que eles geram. Além disso, eles precisam gerar contatos, ou seja, leads para a equipe de vendas, e por isso eles capturam emails ofertando uma newsletter.

Mas a equipe de vendas precisa de mais informações antes de entrar em contato, e é por isso que o marketing produz ebooks, webinars e planilhas que são disponibilizados após o preenchimento de um formulário que pede informações como site, telefone, área de atuação etc.

Avaliando as respostas dos formulários, é possível identificar que algumas pessoas seriam clientes ideais para a empresa deles, mas outras nem tanto. Para esse segundo grupo, é preciso nutrir o relacionamento com a ajuda de conteúdos educativos.

Se tudo isso já não bastasse, a equipe de marketing também precisa mensurar os resultados de suas ações e campanhas, além de avaliar, junto com a equipe de vendas, se eles estão atraindo os clientes corretos para a empresa.

Resumindo, o volume de atividades e processos necessários para fazer essa “máquina” funcionar é gigante. E quanto mais a empresa crescer, maior o número de contatos a serem gerados e trabalhados.

É por isso que as equipes de marketing precisam de ferramentas que reduzam o trabalho manual. Elas ajudam a aumentar a eficiência do time e diminuir o tempo gasto com cada tarefa. E, nesse caso, tempo é dinheiro!

Com a ajuda de uma ferramenta de automação de marketing é possível agendar as postagens nas mídias sociais, disparar emails específicos de acordo com dados ou ações dos contatos, avaliar as pessoas que estão realmente prontas para conversar com a equipe de vendas, mensurar os resultados das campanhas e muito mais!

Email x Rede Sociais

Não se trata de um simples e-mail marketing, é toda uma estratégia de marketing digital que torna a comunicação mais assertiva e, consequentemente, ajuda a aumentar os lucros de um empreendimento mais rapidamente.

Talvez você já tenha notado que redes sociais, como o Facebook, por exemplo, não entregam totalmente a sua comunicação ao seu assinante. Os algoritmos estabelecem critérios constantemente alterados no alcance orgânico e os custos para patrocinar o conteúdo são cada vez mais altos. Além disso, nas redes sociais, você não tem uma base de dados que possa chamar de sua.

É neste cenário que o e-mail volta a ser protagonista da comunicação digital, agora de uma forma aprimorada e mais assertiva. Das vantagens do e-mail está o fato de não haver um intermediário entre você e o seu cliente, a mensagem chega e ele a abre se quiser. Agora, com o software de automação de marketing, é possível classificar o grau de interesse dele em seu produto, conhecer seus interesses e direcionar sua força de vendas no cliente que tem maior potencial de conversão.

Mautic, a Ferramenta 

O Mautic é uma ferramenta Open Source que vai automatizar as suas tarefas de marketing. Através dela, você vai gerenciar seus contatos, realizar campanhas e avaliar as atividades através de relatórios.

Principais Recursos do Mautic

Gestão de Contatos – acompanhe com detalhes a movimentação dos visitantes do seu site (cadastrados ou não), tais como as páginas visitadas, tempo gasto, ações como download de conteúdo e mais. Você pode nutrir os contatos cadastrando uma sequência de processos automatizados de acordo com as páginas que ele visitou e ações que realizou.

E-mail Marketing – envie e-mails personalizados para cada um dos seus contatos.Cadastre uma sequência de e-mail que são enviados de forma automática a medida que o potencial cliente (lide) avança no relacionamento com o seu negócio.

Formulários – crie formulários para coletar dados dos seus potenciais clientes (lide) e trabalhar para obter a conversão baseado nas informações dadas por eles.

Mídias Sociais – estimule o engajamento do seu público através das redes sociais, monitorando e interagindo com seus clientes potenciais.

Campanhas – Crie campanhas e defina as ações que os seus contatos seguirão,automatizando o processo de distribuição de conteúdo através de um funil de vendas.


Através da Automação de Marketing, vamos automatizar para você suas ações e processos de marketing, com isso vamos reduzir os seus trabalhos manuais e aumentar a eficiência das ações.

Resultado na melhoria de suas vendas, na qualificação de seus Leads e na comunicação de sua empresa. 

Entre em contato conosco e conheça nosso plano de automação de Marketing.