Como escolher um domínio para seu site?

O que é um Domínio?

Um domínio nada mais é do que o endereço do seu site na internet. Pense assim, da mesma forma que precisamos de um endereço para sermos localizados em nossa residência, assim também o seu site precisa de um endereço na internet para ser localizado facilmente. Por este motivo, tem alguns pontos para termos em mente antes de escolher um nome de domínio. Veja a seguir alguma dicas:

Dicas para a escolha do seu domínio:

  1. Antes de tudo, pense primeiro: Qual é a sua marca? Qual é o seu produto ou serviço a ser oferecido? Quais são os termos que os usuários mais buscam em relação à sua marca?
  2. Use nomes que sejam facilmente grafados em português do Brasil. Se a sua marca tem um nome “difícil”, registre-o (para proteção da sua marca) mas considere o registro de outros domínios que apontem para o mesmo site.
  3. Evite usar nomes muito curtos, ou siglas. Há uma grande chance dessa sigla já estar registrada.
  4. Evite os nomes muito longos. Elas exigem que o usuário decore tudo e facilmente se esqueça. Use nomes com no máximo 12 caracteres.
  5. Evite letras repetidas. Dificulta a grafia do nome.
  6. Evite cacofonias, que são palavras que “soam mal” aos nossos ouvidos. A sonoridade do nome tem que ser boa. Escreva o nome pensado num papel e leia-o em voz alta, para verificar se a sonoridade do nome proposto é boa.
  7. Use palavras-chave que tem relação com o seu negócio. Acesse o site Google Trends (http://trends.google.com) e veja se as palavras relacionadas com o seu negócio estão “em alta”, e monte um domínio que faça uso dessas palavras.
  8. Veja se esse nome está disponível nas redes sociais, como Instagram, Facebook, Twitter e outros. Assim, você terá um nome único para tudo, tanto para o domínio do seu site quanto para os seus usuários nas redes sociais, o que facilita muito para todo mundo.
  9. Registre o domínio criado com vários sufixos. Por exemplo, se você registrar comocriarmeusite.com.br, cogite registrar também comocriarmeusite.com e comocriarmeusite.net.
  10. Construa um site relacionado a esse domínio que você criou.

O que deve ser evitado

Alguns elementos podem afetar negativamente como as pessoas percebem seu nome de domínio, como:

  • Traços em seu nome. Esse caractere é difícil de digitar e pode diminuir a credibilidade percebida do seu site.
  • Pronúncias engraçadas ou palavras que podem ser pronunciadas de maneiras diferentes (como “conserto” ou “cabeleireiro”). Elas podem dificultar a localização do seu site.
  • Erros ortográficos. Eles podem fazer seu site parecer suspeito e deixar os visitantes preocupados com phishing ou malware.
  • Nomes de marca e marcas comerciais usadas por outras empresas. Eles nunca devem ser usados em seu nome de domínio. Isso pode levar a ação judicial e suspensão de seu domínio.

Após a escolha do seu domínio, é importante você se atentar a escolha do tipo de hospedagem de acordo com as suas necessidades. Ou seja, decidir qual hospedagem escolher para seu site.

Certamente são vários os pontos a serem considerados nesta etapa tão importante para seu negócio e para sua marca. Caso você não esteja confortável ou não se sinta seguro em  fazer você mesmo estes passos, nós aqui da In9tech temos profissionais qualificados para te ajudar também nessa etapa. Entre em contato conosco e nos conte um pouco sobre sua ideia que te ajudaremos da melhor forma possível.

 

 

Deixe um Comentário