Qual hospedagem escolher para seu site?

O que é uma hospedagem de um site?

Trazendo para uma linguagem popular, uma hospedagem na web é um serviço online que permite a publicação de um site ou aplicação na internet. Ou seja, você utiliza um servidor de alguma empresa de hospedagem, como exemplo a Hostnet,  e nele armazena todos os arquivos necessários para o bom funcionamento do seu site.

Como o título deste artigo sugere, existem inúmeros tipos de hospedagens. Vamos explicar algumas delas, como:

  • Hospedagem Gratuita
  • Hospedagem Compartilhada
  • Hospedagem Cloud
  • Hospedagem VPS
  • Servidor Dedicado

Hospedagem Gratuita

Por se tratar de serviços gratuitos, esses tipos de hospedagens são bastante limitadas. Para sobreviver, estas empresas costumam inserir nos sites hospedados, propaganda automaticamente. Outro ponto de atenção é que os recursos para confecção das páginas para os sites também são limitados. Algumas disponibilizam apenas ferramentas de confecções de sites prontos não permitido o envio dos arquivos via FTP ou outros recursos de transmissão de arquivos para o servidor.

 

Hospedagem Compartilhadas

Para as empresas de hospedagem manterem os seu servidores, o custo envolvido é bastante alto. Outro ponto muito importante é que esses servidores têm uma capacidade muito alta. Por este motivo esses servidores são compartilhados. Ou seja, vários sites reservam uma parte do servidor e utilizam parte da sua capacidade, o suficiente para ter o seu site na internet sem necessidade de recursos muito complexos e caros. Fazendo uma analogia, é como se o servidor fosse um prédio e você reserva-se apenas uma sala para sua necessidade e não o prédio inteiro. Por estas questões, esse é o tipo de hospedagem mais utilizada.

 

Hospedagem Clound

A hospedagem em nuvem (cloud) utiliza vários servidores virtuais interligados em diversos computadores para aumentar a capacidade de armazenamento e processamento. Em vez de usar um único servidor, seu site pode acessar um “cluster” que usa recursos de um pool centralizado. Ao distribuir os recursos de um único servidor entre vários computadores, é possível aliviar a carga de cada máquina e ganhar muito em capacidade. Além disso, outra grande vantagem é que mesmo que um servidor falhe, outro entra em ação para manter tudo funcionando com seu site.

 

Hospedagem VPS

A hospedagem VPS utiliza um Servidor Privado Virtual (VPS) que nada mais é do que uma a disponibilização para o cliente de uma máquina virtual (Uma máquina virtual é um software que executa programas como se fosse um computador real, também chamado de processo de virtualização). Por se tratar de uma máquina virtual, é possível fazer uma customização de uso dos recursos à sua necessidade, mas com um custo menor do que se fosse uma hospedagem dedicada. Você ainda estará compartilhando, fisicamente, o mesmo espaço com outros sites. Porém, os recursos são dedicados apenas para você.

 

Servidor Dedicado

Este é sem dúvidas o tipo de hospedagem com maior capacidade, porém, o com custo maior. Lembra da analogia do prédio que fizemos para explicar sobre os servidores compartilhados? Pois bem, um servidor Dedicado é como se você reservasse o prédio inteiro para seu uso. Ou seja, o servidor físico é totalmente dedicado a você.  

Um Servidor Dedicado é a opção ideal para você que possui uma grande empresa ou um site com muito tráfego. Com isso você conta com máxima personalização e flexibilidade de acesso, configuração e instalação. lembrando que há a necessidade de um profissional qualificado para fazer a gerência, sobretudo para cuidar das questões como segurança e configurações.

Se você ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco que teremos a grande alegria em responder-lhe. Se você precisar de ajuda para escolher o tipo de provedor para sua hospedagem, nós somos uma franquia da Hostnet que conta com um serviço de excelência em questões de hospedagem e podemos te ajudar nessa questão e escolher o tipo de hospedagem de acordo com as suas necessidades.

 

Deixe um Comentário